Sobre o Repositório Institucional da Extensão Rural Gaúcha

O Repositório Institucional da Extensão Rural Gaúcha (RIERG) é um ambiente que permite o acesso livre (Open Access) à produção editorial produzida pela Emater/RS-Ascar.

Está organizado em comunidades e coleções que representam as áreas de atuação da Instituição. Dentre as tipologias documentais do RIERG estão fôlderes, folhetos, cartazes, álbuns seriados, livros de caráter técnico educativo, bem como a produção científica dos técnicos da Instituição, entre outros. Além da organização em comunidades e coleções, os documentos também são agrupados por autores, títulos, assuntos e data de submissão ao repositório.

O RIERG destina-se a todos os interessados nas temáticas desenvolvidas pela extensão rural no contexto do Rio Grande do Sul.

Histórico

O RIERG é uma realização da Biblioteca Bento Pires Dias, da Emater/RS-Ascar, em parceria com o Centro de Documentação e Acervo Digital da Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEDAP/UFRGS). O projeto, que teve início em 2017, objetiva a preservação digital da produção editorial da Emater/RS-Ascar, aplicando metodologias específicas para a criação de Repositórios Institucionais.

Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar é a instituição oficial no Estado do Rio Grande do Sul responsável pela execução das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, através da organização, planejamento, avaliação e execução das atividades agrícolas (cultivos e criações), e das atividades não agrícolas, relacionadas ao bem-estar social que incluem a promoção da cidadania e organização rural, promoção e educação em saúde, segurança e soberania alimentar, geração de renda e gestão ambiental. Faz ainda a interface entre as políticas públicas federais, estaduais e municipais direcionadas aos beneficiários das ações de ATER, bem como a interlocução com as parcerias que atuam no segmento.

A Instituição está presente em mais de 480 municípios do Rio Grande do Sul e atende agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, em um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos.